Caso Valdemar Both: inquérito da Brigada Militar conclui que policiais agiram em legítima de defesa durante abordagem no distrito de Palma

Caso Valdemar Both: inquérito da Brigada Militar conclui que policiais agiram em legítima de defesa durante abordagem no distrito de Palma

Foto: Vinicius Becker (Diário)

Caso ocorreu na tarde do dia 1º de julho, no distrito de Mata, interior de Santa Maria

O Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado pela Brigada Militar para apurar a conduta dos dois agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) envolvidos na abordagem e na morte do agricultor Valdemar Both, 54 anos, no distrito de Palma, em Santa Maria, no dia 1º de julho, foi concluído. A investigação apontou que ​os dois policiais agiram em legítima defesa e que não houve negligência no atendimento da ocorrência. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na época, os policiais haviam sido afastados de suas funções. Segundo a nota enviada à reportagem, "A Brigada Militar informa que o inquérito foi resultado de uma apuração minuciosa, e após análise dos elementos de prova, concluiu-se, no âmbito das investigações, que os policiais militares atuaram em legítima defesa". Confira na íntegra:


"A Corregedoria-Geral da Brigada Militar informa que foi concluído o Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado para apurar as circunstâncias da ocorrência registrada no município de Santa Maria, em 1º de julho, durante ação da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.

A Brigada Militar informa que o inquérito foi resultado de uma apuração minuciosa, e após análise dos elementos de prova, concluiu-se, no âmbito das investigações, que os policiais militares atuaram em legítima defesa. Com a finalização do procedimento, os autos foram encaminhados à Justiça, nos termos da legislação vigente."


Em entrevista à Rádio CDN (93,5 FM) no dia 3 de julho,o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos, acrescentou que os policiais realizavam trabalhos administrativos, para garantir a integridade física dos envolvidos. Isso porque, segundo o coronel, houve hostilidades contra os PMs nas redes sociais, após o ocorrido. Santos também confirmou que os policiais envolvidos são jovens soldados, entre 25 e 35 anos. Porém, frisou que os dois não ingressaram recentemente na corporação.


Na época, a Delegacia de Homicídios de Santa Maria havia instaurado um inquérito para investigar o caso. Para o Diário, o delegado Thiago Carrijo, diretor da Divisão de Homicídios do Interior (DHI), afirmou que o inquérito ainda está em andamento e deve ser concluído em aproximadamente 20 dias. 


Relembre o caso

Valdemar Both, 54 anos, morreu baleado, no final da tarde de terça-feira, dia 1º de julho, próximo à Estrada do Radar, distrito de Palma, zona rural de Santa Maria. Os tiros foram disparados por agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, após uma suposta discussão.



Segundo a Brigada, os policiais militares teriam sido surpreendidos "por golpes de machado" pela vítima, confirmando que os disparos partiram dos agentes. Acrescentou que os policiais agiram em legítima defesa diante da situação. 

O filho da vítima, Gabriel Both, 21 anos, relatou o drama vivido naquele dia e como soube da morte do pai. Ele conta que estava trabalhando próximo da residência quando recebeu uma ligação do pai. Gabriel disse que nunca havia tido nenhum problema com a polícia ou qualquer outro órgão da segurança pública até então. 



Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jovem é preso por descumprir medida protetiva ao tentar invadir a casa da ex-companheira em Santa Maria Anterior

Jovem é preso por descumprir medida protetiva ao tentar invadir a casa da ex-companheira em Santa Maria

Procuradoria de Justiça Militar abre vaga para residência na área jurídica em Santa Maria; inscrições estão abertas Próximo

Procuradoria de Justiça Militar abre vaga para residência na área jurídica em Santa Maria; inscrições estão abertas

Polícia/Segurança