Foto: Vinicius Becker (Diário)
Caso ocorreu na tarde do dia 1º de julho, no distrito de Mata, interior de Santa Maria
O Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado pela Brigada Militar para apurar a conduta dos dois agentes da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) envolvidos na abordagem e na morte do agricultor Valdemar Both, 54 anos, no distrito de Palma, em Santa Maria, no dia 1º de julho, foi concluído. A investigação apontou que os dois policiais agiram em legítima defesa e que não houve negligência no atendimento da ocorrência.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na época, os policiais haviam sido afastados de suas funções. Segundo a nota enviada à reportagem, "A Brigada Militar informa que o inquérito foi resultado de uma apuração minuciosa, e após análise dos elementos de prova, concluiu-se, no âmbito das investigações, que os policiais militares atuaram em legítima defesa". Confira na íntegra:
A Brigada Militar informa que o inquérito foi resultado de uma apuração minuciosa, e após análise dos elementos de prova, concluiu-se, no âmbito das investigações, que os policiais militares atuaram em legítima defesa. Com a finalização do procedimento, os autos foram encaminhados à Justiça, nos termos da legislação vigente."
"A Corregedoria-Geral da Brigada Militar informa que foi concluído o Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado para apurar as circunstâncias da ocorrência registrada no município de Santa Maria, em 1º de julho, durante ação da Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
Em entrevista à Rádio CDN (93,5 FM) no dia 3 de julho,o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos, acrescentou que os policiais realizavam trabalhos administrativos, para garantir a integridade física dos envolvidos. Isso porque, segundo o coronel, houve hostilidades contra os PMs nas redes sociais, após o ocorrido. Santos também confirmou que os policiais envolvidos são jovens soldados, entre 25 e 35 anos. Porém, frisou que os dois não ingressaram recentemente na corporação.
Na época, a Delegacia de Homicídios de Santa Maria havia instaurado um inquérito para investigar o caso. Para o Diário, o delegado Thiago Carrijo, diretor da Divisão de Homicídios do Interior (DHI), afirmou que o inquérito ainda está em andamento e deve ser concluído em aproximadamente 20 dias.
Relembre o caso
Valdemar Both, 54 anos, morreu baleado, no final da tarde de terça-feira, dia 1º de julho, próximo à Estrada do Radar, distrito de Palma, zona rural de Santa Maria. Os tiros foram disparados por agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, após uma suposta discussão.
Segundo a Brigada, os policiais militares teriam sido surpreendidos "por golpes de machado" pela vítima, confirmando que os disparos partiram dos agentes. Acrescentou que os policiais agiram em legítima defesa diante da situação.
O filho da vítima, Gabriel Both, 21 anos, relatou o drama vivido naquele dia e como soube da morte do pai. Ele conta que estava trabalhando próximo da residência quando recebeu uma ligação do pai. Gabriel disse que nunca havia tido nenhum problema com a polícia ou qualquer outro órgão da segurança pública até então.
Leia mais:
- Comunidade se reúne em manifestação após morte do produtor rural Valdemar Both em ação policial
- Policiais são orientados a disparar na região do tórax, afirma instrutor de tiro da Polícia Civil, sobre situações de confronto
- Dois tiros atingiram agricultor, diz delegado sobre morte no distrito de Palma